Home / Receita Federal / Como Consultar CNPJ na Receita Federal

Como Consultar CNPJ na Receita Federal

Receita Federal CNPJ é uma sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e também equiparadas que tenham obrigação a se inscrever antes de começar qualquer tipo de atividade.

Como fazer a consulta na Receita federal CNPJ

Antes de consultar seu CNPJ devemos saber como utilizá-lo, mas para consultar CNPJ na receita Federal, na verdade é bem simples e hoje pode ser feita pela internet. Mas antes de fazer a consulta CNPJ, vamos falar um pouco sobre como se cadastrar, o que é necessário para fazer o CNPJ e porque ter tal cadastro.

 

O que é Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ

Este cadastro é para as pessoas jurídicas, na verdade tem a mesma função do CPF, que é o cadastro de pessoas físicas, isso quer dizer que, é de responsabilidade de Receita Federal, o órgão responsável pela administração de todos esses cadastros.

O CNPJ tem várias informações importantes sobre a empresa, como, por exemplo, a data de abertura, endereço, nome da entidade, como também a situação da empresa da Receita Federal.

Consulte o CNPJ gratuitamente no site oficial abaixo:

 

 

 

Como fazer a consulta Receita federal CNPJ pela internet gratuitamente

É importante salientar que, no momento de adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, se deve dar importância ao valor agregado para que o consumidor saiba que pode-se consultar CNPJ online, sem precisar sair de casa. Dessa forma, a compra pode ser realizada com muito mais segurança, pois assim sabe que a situação da empresa está ou não legalmente adequada.

A consulta deve ser feita principalmente quando se quer adquirir algum tipo de serviço, como por exemplo, pacotes de viagem, compras online, entre outros, pois assim se sabe sobre a reputação da organização, além de seus processos judiciais, se vale ou não a pena fazer uma compra.

Como fazer a consulta Receita federal CNPJ?

Para consultar CNPJ é bem simples, já que é da mesma forma que é feita a consulta CPF. Quando você checa o CNPJ da empresa, você tem todas as informações necessárias sobre a mesma.

Para fazer essa consulta na Receita federal, é necessário apenas acessar o site Receita Federal , clicar na aba que faz referência à pessoa jurídica, depois na opção CNPJ, e então clicar na opção de consulta situação cadastral. Nessa hora, uma nova guia vai ser aberta, na qual você terá que digitar o número do CNPJ sem nenhum ponto e nem espaço; tudo junto.

Não deixe de preencher o espaço ao lado que a aparecerem na imagem, não se esqueça de diferenciar as letras minúsculas das minúsculas e nem dos números, por fim, confirme.

Se tudo estiver correto, as informações que deseja sobre consulta CNPJ aparecerão na sua tela.

 

CNPJ-Como fazer a abertura, o registro e como legalizar na Receita federal

Para conseguir fazer a abertura na Receita Federal CNPJ, assim como a abertura e a legalização da empresa, é necessário fazer o registro na junta comercial, por causa das atividades do objeto social. Mas não se esqueça de que é importante também fazer registros em outros órgãos, como na Secretaria da Fazenda do Estado e na Prefeitura Municipal.

Passo a passo para se legalizar na Receita Federal CNPJ

Pode parecer complicado, mas com as dicas que iremos dar vai ficar muito fácil. Primeiro vá até a junta comercial local para fazer o registro da sociedade limitada, ou o seu enquadramento como empresa de pequeno porte ou de microempresa. Mas é necessário pesquisar antes o que é necessário para levar.

Tome cuidado ao escolher o nome empresarial, pois deve ser pesquisado se já existe ou não. Outro detalhe é o de não se confundir nome empresarial com nome fantasia, pois o nome empresarial ficará no contrato social, o nome fantasia é só o nome comercial, o de fachada.

Em alguns casos é necessário também ter a aprovação prévia de alguns órgãos e entidades governamentais, principalmente para juntas comerciais.

Para fazer a inscrição na Receita Federal CNPJ é necessário ir até a secretaria da Receita Federal do Brasil, em quase todas as juntas comerciais a inscrição pode ser feita com o arquivamento do requerimento do empresário, mas antes certifique-se se no seu caso essa informação é cabível.

Se a empresa exercer algum tipo de atividade industrial ou comercial, é necessário fazer a inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda como ICMS – contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias. Também deve ser feito, após o arquivamento do requerimento de empresário na junta comercial e na Receita Federal do Brasil.

 

Se a sua atividade for de serviços, é necessário ir à Prefeitura Municipal para fazer a inscrição na Secretaria de Finanças ou de Fazenda. Em alguns lugares essa solicitação é feita, ao mesmo tempo, em que ocorre o pedido do alvará de funcionamento.

Alvará de Funcionamento

Depois de feito o registro e todas as inscrições fiscais necessárias da empresa, é necessário pedir à Prefeitura Municipal a emissão do seu alvará de funcionamento. Mas fique atento, pois o alvará de funcionamento é o documento que permite que o estabelecimento funcione, respeitando todas as normas vigentes, como zoneamento, horário de funcionamento, higiene sanitária, segurança pública, meio ambiente entre outros.

Também é preciso que haja a inscrição FGTS – na Caixa Econômica Federal – e nos conselhos de classe, conforme o caso.

Consulte também o CPF receita federal

Considerações finais sobre consultar Receita federal CNPJ

Portanto, para consultar CNPJ na Receita Federal é um processo bem simples e prático, pois permite que você, como consultor, veja se a empresa é correta e que segue todas as normas, tendo assim a certeza de que você não terá nenhum problema como consumidor. Além disso, você como empresário saberá como consultar a sua situação no site da Receita Federal CNPJ e outros dados, ficando, assim, sempre em dia com todas as suas funções, além de estar livre de problemas com consumidor e perante a receita Federal, pois as multas podem se altas.

A consulta a Receita Federal CNPJ da empresa pela internet se faz necessária para termos maior facilidade sem precisar enfrentar grandes filas e nem nos deslocarmos para a Receita Federal do Brasil e saber todas essas informações. Afinal, o sistema online do site da Receita Federal está aí para facilitar a vida das pessoas que utilizam os seus serviços e querem se tornar empreendedoras.

Agora que você já sabe como consultar Receita Federal CNPJ , poderá ter mais segurança na criação de sua empresa, ou na hora de analisar algum fornecedor ou concorrente.

 

Check Also

CND RECEITA FEDERAL

CND – Como verificar Certidão Negativa de Débitos

O que é a CND Receita Federal? Como verificar a sua CND? Essas são algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe Agora!
Compartilhe Agora!