É possível ganhar dinheiro no Leilão da Receita Federal?

O Leilão da Receita Federal é conhecido por apresentar produtos com preços iniciais baixos. Mas será que é possível realmente ganhar dinheiro no Leilão da Receita Federal? Na verdade, é possível ganhar dinheiro com leilão? Fizemos uma análise.

Veja Também:

→ Como Participar do Leilão da Receita Federal

→ Dicas Indispensáveis para Não Perder Dinheiro no Leilão da Receita Federal

→ Como Obter um Certificado Digital para Participar do Leilão da Receita

O que é o Leilão da Receita Federal

O Sistema de Leilão Eletrônico é o meio pelo qual a Secretaria da Receita  Federal do Brasil (RFB) realiza leilões eletrônicos de mercadorias apreendidas ou  abandonadas.  O interessado pode ver os lotes dos leilões através do site da Receita Federal.

Qualquer pessoa pode participar, desde que possua um CPF válido e um certificado digital. Alguns lotes são limitados para pessoas jurídicas, mas existem muitos lotes para pessoas físicas também.

Veja Também:

É possível ganhar dinheiro no Leilão da Receita Federal?

A resposta curta é: sim, é possível ganhar dinheiro no leilão da Receita Federal. Porém, não é fácil. Vamos começar com alguns empecilhos. Primeiramente, pessoas físicas não estão autorizadas a vender os produtos adquiridos nos leilões. Muita gente não respeita essa regra, pois é difícil a Receita Federal fiscalizar se o produto foi vendido ou não. Já pessoas jurídicas estão autorizadas.

Se você não possui um CNPJ, a dica é: participe de alguns leilões e veja se a experiência foi positiva. Se sim, considere a abertura de um CNPJ. Existem opções de micro e pequenas empresas que podem encaixar no seu perfil. Além disso, existem empresas que vivem somente disso: compra de produtos em leilão para revenda.

Outra dificuldade em ganhar dinheiro no leilão da receita é o custo adicional além do valor do lance. Os produtos são tributados por ICMS, além de ser possível ser cobrada uma taxa de armazenagem. Além disso, caso você tenha que se deslocar uma grande distância para buscar o produto, esse valor deve ser considerado. Porém, o custo de deslocamento pode ser dissolvido no valor dos produtos. Por exemplo, se você tem que viajar uma hora para buscar os produtos, você pode considerar arrematar mais lotes. Assim, você viaja para buscar vários produtos, que acabam compensando o custo do deslocamento.

Contudo, o fator principal em qualquer leilão é o risco que o participante assume. Como os produtos não tem garantia, se você arrematar um produto avariado, o prejuízo é seu. Então é fundamental visitar os lotes antes de participar do leilão. Todos os lotes possuem um dia para visitação, antes do início do leilão. Então você pode ver o estado dos produtos que deseja arrematar antes de dar qualquer lance. Por exemplo, muitos produtos leiloados estão novos, porque foram apreendidos pela receita. Muitos deles são frutos de abandono (quando o produto fica retido na Receita Federal e o dono não paga o imposto para retirá-lo) ou de contrabando (quando alguém compra algo no exterior durante uma viagem e não declara, por exemplo).

Assim, durante a visitação, é possível perceber quais produtos estão bons, alguns novos. Isso é importantíssimo na hora de calcular o valor de um lote. Além disso, todos esse empecilhos ajudam em um aspecto: diminuir a concorrência. Assim, com menos pessoas disputando os lotes, é maior a chance de arrematar bons produtos por valores baixos.

Os leilões em geral, inclusive o leilão da receita federal, são boas oportunidades para ganhar dinheiro. Tanto é que muitas pessoas ganham; mas nesse meio a experiência é fundamental. Então, se você estiver começando, comece devagar, dando lances baixos e que não vão comprometer a sua situação financeira. Além disso, calcule todos os custos antes. Faça os cálculos de todos os gastos, veja o valor de mercado do lote de seu interesse e defina o limite do lance para que você consiga ter lucro na revenda. À medida em que você for tendo lucro, expanda e comece a disputar mais lotes.

 

 

Veja Também

Leilão da Receita Federal – Leilões abertos

O Leilão da Receita Federal é um dos leilões online mais famosos do Brasil. Com …