Home / Receita Federal / Guia restituição Imposto de Renda IR

Guia restituição Imposto de Renda IR

Guia da restituição Imposto de Renda IR, Os encargos tributários no Brasil são uma das maiores incógnitas para grande parte da população. Um deles em especial sempre confunde os brasileiros, que não sabem direito como agir frente à sua cobrança. O imposto de renda é um dos tributos mais polêmicos do país, isso porque as dúvidas que o permeiam são sempre as mesmas e, de certa forma, grandes. A maior delas talvez seja sobre a restituição  Imposto de Renda.

Saiba tudo sobre a restituição imposto de renda e se você tem direito ou não

Como saber se eu tenho direito a receber a restituição imposto de renda? O que o Imposto retido na fonte tem a ver com isso? Como é calculado todo o imposto de renda para que eu tenha direito à restituição? Estas e outras dúvidas serão respondidas neste artigo guia da restituição do imposto de renda, então continue lendo.

 

Resumo: o que é restituição imposto de renda

Antes de falarmos em restituição imposto de renda, que tal darmos uma breve explicação sobre o que é e como funciona o imposto de renda? Mais à frente falaremos do tópico principal, bem como de outras informações úteis relacionadas ao imposto e ao seu cálculo.

O Imposto de Renda é um tributo que todo o brasileiro que recebe um valor superior a R$24.556,65 anuais deve pagar.

Dependendo do seu emprego, o valor a ser pago já é retido antes de chegar a você, por isso muitos acabam não tendo que se preocupar com ele até chegar o momento de realizar a declaração e calcular as deduções fiscais, onde muita gente acaba se enroscando. Mas, vamos agora saber o que é a restituição do imposto de renda e como consegui-la?

Consulta Restituição Imposto de renda Emitir sua CND Leilão Receita Federal

 

O que é a restituição imposto de renda?

Grande parte das pessoas não sabem lidar com a restituição do Imposto de Renda simplesmente porque não fazem ideia do que ela seja. Então vamos esclarecer este ponto base antes de prosseguir com mais explicações.

A restituição imposto de renda ocorre quando o valor pago ao longo do ano é maior do que o valor que deve ser pago, levando em conta as deduções presentes na declaração do Imposto de Renda. Mas, o contrário também pode acontecer.

Muitas vezes, as suas deduções não são  suficientes para abater valores, o que faz com que você tenha que pagar a mais no final do ano, e não receber uma restituição. Por isso, é sempre interessante acompanhar os pagamentos efetuados ao imposto de renda, bem como se planejar financeiramente antes de chegar próximo à data de declaração do imposto.

Organizar as finanças, as deduções e as demais informações necessárias antecipadamente é uma excelente forma de já ter a sua declaração de Imposto de Renda quase preenchida antes de a Receita Federal abrir o prazo para que elas sejam entregues – o que também lhe coloca à frente,  já que quanto mais cedo você entregar a sua declaração, mais rapidamente receberá uma possível restituição que possa haver em seu nome.

Consulte também o CPF receita federal

 

Como consultar a restituição imposto de renda?

Hoje em dia você não precisa mais se preocupar em calcular tudo no papel. Para saber se você tem direito à restituição imposto de renda , você pode simplesmente consultá-la no site da Receita Federal, fornecendo o seu CPF e o ano referente à restituição que gostaria de consultar.

Além desta consulta, o site ainda oferece uma ferramenta que facilita a sua vida: você agora tem a possibilidade de cadastrar um número de telefone para o qual é enviada uma mensagem de texto (SMS), assim que a sua restituição for liberada.

Se você possuir quaisquer valores a serem restituídos por parte da Receita Federal, eles o depositarão na conta que você informar, então sem neuras.

Obs.: é importante ressaltar que o recebimento da restituição do Imposto de Renda só acontece se todo o conteúdo da sua declaração estiver correto e em dia.

Se você cair na malha fina, o seu dinheiro a ser recebido da Receita pode ficar retido por até oito anos até que você regularize a situação junto ao órgão. Por isso, organize-se de forma a ter sempre todas as contas em dia, o que evitará futuros transtornos e problemas com o recebimento de restituições.

Prazos

São, ao todo, sete lotes anuais de restituição do Imposto de Renda, sendo o primeiro em 15 de junho e o último em 15 de dezembro. A ordem pela qual os valores serão restituídos é muito arbitrária: a Receita costuma priorizar idosos acima de 65 anos e levar em conta a ordem da entrega das declarações – quem declarou e entregou primeiro, recebe primeiro.

Se você acabou deixando para a última hora, infelizmente só verá a cor do dinheiro no último lote de entregas, que é em dezembro. As datas se mantém as mesmas durante todos os anos, mas os valores mínimos para a declaração se alteram sempre, então fique atento.

 

 Tenho direito à restituição imposto de renda

Para saber se você tem ou não direito à restituição imposto de renda, basta realizar a consulta simples indicada no tópico acima. O site da Receita Federal mostrará se você tem direito,isso facilita bem a sua vida. Infelizmente, uma das coisas que ele não mostra é quando você receberá este dinheiro, o que acaba te fazendo ter que esperar ansioso até finalmente recebe-lo.

Mas dá para ter uma leve noção levando em conta a data de entrega da sua declaração. Caso a declaração de imposto de renda foi feita logo no início do prazo, é muito provável que você já receba o dinheiro no primeiro lote.

 

Extra: como fazer a minha declaração do imposto de renda?

Realizar o preenchimento do formulário de declaração do imposto de renda é mais simples do que possa parecer. O site da Receita Federal disponibiliza um formulário eletrônico ao qual todos conseguem ter fácil acesso.

O problema é na hora de preenchê-lo. Existem diversos sites confiáveis que fornecem um excelente passo a passo sobre como preencher a sua declaração de imposto de renda, segue um link de um bem completo que poderá facilitar muito a sua vida futuramente.

 

 

 

 

Check Also

CND RECEITA FEDERAL

CND – Como verificar Certidão Negativa de Débitos

O que é a CND Receita Federal? Como verificar a sua CND? Essas são algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe Agora!
Compartilhe Agora!