Leilão da Receita Federal – Certificado Digital

O Leilão da Receita Federal exige um certificado digital para participação online, porém muitas pessoas possuem dúvidas sobre como obter um certificado digital. Nesse artigo, ensinaremos como obter um certificado para que você possa participar do Leilão Online da Receita Federal.

Veja Também:

→ Iphone por R$300 no Leilão da Receita? Verificamos.

→ Dicas Indispensáveis para Não Perder Dinheiro no Leilão da Receita Federal

→ Como Participar do Leilão da Receita Federal

O que é o Leilão da Receita Federal

O Sistema de Leilão Eletrônico é o meio pelo qual a Secretaria da Receita  Federal do Brasil (RFB) realiza leilões eletrônicos de mercadorias apreendidas ou  abandonadas.  O interessado pode ver os lotes dos leilões através do site da Receita Federal.

Qualquer pessoa pode participar, desde que possua um CPF válido e um certificado digital. Alguns lotes são limitados para pessoas jurídicas, mas existem muitos lotes para pessoas físicas também.

Veja Também:

Como obter um certificado digital para participar do Leilão da Receita

Os certificados digitais são como a sua assinatura digital. São necessários para comprovar a identidade do usuário no meio virtual. No Leilão Online da Receita, por se tratar de um ambiente virtual, é difícil comprovar a identidade real de quem está participando do leilão. Dessa forma, para evitar fraudes, é necessário possui um certificado digital. Esses certificados servem como uma espécie de carteira de identidade no ambiente virtual. Os certificados também possuem outras finalidades, mas nós falaremos apenas sobre o Leilão da Receita Federal.

Para participar do leilão, você deve acessar o portal e-CAC, de modo que esse portal só pode ser acessado se você possuir um certificado digital instalado no seu computador. Existem também certificados digitais para celular.

Para obter o certificado, primeiramente você deve conhecer uma Autoridade Certificadora (AC), na sua cidade. São como cartórios virtuais. Existem empresas privadas que emitem o certificado, mas você também pode procurar órgãos públicos, como a Caixa Econômica Federal, a própria Receita Federal ou o Serasa.

Para emitir o seu certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ), você deve, primeiramente acessar o site da AC que você deseja emitir o seu certificado. Lá, você irá preencher um formulário inicial e marcar uma data para comparecer pessoalmente na AC para terminar o processo e obter o seu certificado. São exigidos alguns documentos, todos bem especificados no site da AC escolhida.

Depois de emitir o seu certificado, você deverá instalar ele no seu computador. O processo é simples, e, ao obter o seu certificado, você também recebe um manual com o passo-a-passo da instalação.

Os certificados possuem valores que podem variar entre 100 e 300 reais, dependendo do tipo de certificado (A1 ou A3) e também da AC. Então é necessário fazer uma pesquisa de preços para pagar mais barato e adquirir o certificado ideal para você.

Após instalar o certificado no seu computador ou celular, você poderá acessar o e-CAC e participar do Leilão Online da Receita Federal.

Veja Também

Leilão de Corumbá – Carros, Motos e Bicicletas

O Leilão da Receita Federal de Corumbá possui 147 lotes, com carros, motos, bicicletas, ônibus, …