Leilão da Receita Federal é confiável?

O Leilão da Receita Federal possui vários lotes com os mais variados produtos. Mas será que esses produtos são realmente confiáveis? O risco de qualquer leilão é que os lotes não possuem garantia. Então vamos falar um pouco sobre o Leilão da Receita Federal e se seus produtos realmente são confiáveis.

Veja Também:

→ Iphone por R$300 no Leilão da Receita? Verificamos.

→ Dicas Indispensáveis para Não Perder Dinheiro no Leilão da Receita Federal

→ Como Participar do Leilão da Receita Federal

O que é o Leilão da Receita Federal

O Sistema de Leilão Eletrônico é o meio pelo qual a Secretaria da Receita  Federal do Brasil (RFB) realiza leilões eletrônicos de mercadorias apreendidas ou  abandonadas.  O interessado pode ver os lotes dos leilões através do site da Receita Federal.

Qualquer pessoa pode participar, desde que possua um CPF válido e um certificado digital. Alguns lotes são limitados para pessoas jurídicas, mas existem muitos lotes para pessoas físicas também.

Veja Também:

Leilão da Receita Federal é confiável?

Primeiramente, vamos definir sobre o que estamos questionando a confiabilidade. O leilão em si é confiável, de modo que se você arrematar um produto basta ir buscá-lo. A questão de confiabilidade que vamos discutir está relacionada aos lotes do Leilão da Receita Federal. Ou seja, se eu arrematar um produto, qual a chance de ele possuir algum problema e o novo dono ficar no prejuízo?

Obviamente, existem produtos com defeito nos lotes do leilão. Se até quando você compra um produto novo ele pode vir com problema, nos leilões não é diferente. Então voltamos a falar de uma coisa extremamente importante: visite os lotes antes de participar do leilão. Como a receita organiza muitos leilões online existem pessoas que participam do leilão às escuras. Isso faz com que a pessoa arremate um produto sem saber as reais condições do mesmo. Então é importantíssimo visitar os lotes anteriormente. A data do dia de visitação pode ser vista no edital.

Além disso, no edital existem diversas informações sobre os lotes. E também é possível, no dia da visitação, conversar com os funcionários para tentar saber a origem dos lotes. Se é fruto de apreensão, onde foi apreendido, se foi alguém que tentou trazer para o país e teve a mercadoria retida no aeroporto, etc. Caso você tenha interesse em algum lote, tente obter o maior número possível de informações sobre o mesmo.

Algo que passa despercebido também é que, muitos lotes são de mercadorias que não estragam facilmente. Por exemplo, Iphones, videogames e eletrônicos em geral costumam chamar atenção nos leilões. O que muita gente não se dá conta é que existe uma infinidade de produtos que você não precisa se preocupar se está funcionando. Roupas, pratarias, jóias, bebidas, perfumes, são apenas alguns exemplos. Então, caso você queira adquirir um lote de roupas, por exemplo, basta visitar o lote e ver o estado delas. Se estiverem em bom estado, o risco de arrematar esse lote é praticamente nulo.

Existem também boatos que os melhores produtos são separados para pessoas “amigas”. Não sabemos se é verdade ou não. O que sabemos é que o leilão online da receita é confiável sim, desde que o participante tome os devidos cuidados antes de arrematar algum produto. Qualquer leilão, sendo um leilão presencial ou o leilão online da receita, cabe ao participante ser responsável pelos lotes que arremata.

 

Veja Também

Leilão da Receita Federal – Leilões abertos

O Leilão da Receita Federal é um dos leilões online mais famosos do Brasil. Com …