Home / Leilão Receita Federal / Leilão Receita Federal manual parte 1, aprenda

Leilão Receita Federal manual parte 1, aprenda

A Receita Federal organiza semanalmente leilão por todo o país. Essas iniciativas visam arrecadar lucros para o órgão e ainda esvaziar as áreas destinadas para os produtos apreendidos. São diversos os tipos, desde itens alfandegários, aqueles que ficam presos nos aeroportos e portos, até carros originários de operações da Policia Federal e retidos por falta de pagamento no financiamento.

O que é o leilão Receita Federal

Os leilões são oportunidades para pessoas que desejam adquirir estes produtos sem ter que pagar os valores de mercado, tendo em vista que o valor de venda é diretamente relacionado com o número de participantes e condição financeira dos mesmos, ou seja, para produtos pouco procurados, é possível pagar pouco, tendo em vista que o número de pessoas será reduzido.

Os leilões ocorrem presencialmente, ou seja, no local em que os produtos estão retidos, ou através de processos eletrônicos, em que pessoas de todo Brasil, que preencham os requisitos específicos de cada edital, podem apresentar suas propostas e posteriormente estar executando o pagamento e buscando sua aquisição.

Além da Receita Federal, poucas empresas trabalham com leilões, uma prática muito mais comum em países como os Estados Unidos, em que rotineiramente diversas empresas realizam este serviço.

Como fazer um proposta

Para fazer uma proposta em um leilão é necessário saber exatamente qual a modalidade estará participando. Nos leilão físico as propostas acontecem em tempo real, com os participantes teoricamente “concorrendo diretamente”, enquanto no ambiente virtual o prazo é muito maior.

Leilão físico: Em um leilão presencial todos os participantes precisam estar no local até um horário específico, sendo que um valor base é estipulado e cada pessoa tem o direito de aumentar a proposta, até que alguém alcance um valor que não seja aumentado por ninguém. Essa pessoa deve executar o pagamento, normalmente a vista, no entanto alguns leilões permitem parcelamento.

Leilão online: Os leilões online ocorrem através da plataforma virtual da Receita Federal, em que é necessário ter um certificado digital válido para participar (explicaremos no tópico específico sobre isso).

No edital são expostas três datas e horários, sendo a primeira referente ao dia e hora do início das propostas, com a segunda estipulando a data e hora do final e a terceira o momento em que a maior proposta será revelada e o “vencedor” convocado para executar a sua compra.

Como dar seu primeiro lance

Antes de dar seu primeiro lance é preciso ter muito conhecimento do mundo dos leilões, tendo em vista que a maioria dos investidores são experientes no mercado e sabem avaliar os itens que estão com lances abertos.

Sempre no edital os itens específicos são descritos, ou seja, é preciso avaliá-los por essas informações e fazer uma comparação com o preço de mercado, para que assim um valor certeiro para o lance seja idealizado.

Outra questão muito importante é ficar atento aos prazos, tendo em vista que os leilões online costumam não acontecer por mais de uma semana. No caso dos presenciais, é necessário estar atento até mesmo nos minutos, pois não é possível estar entrando no meio das sessões.

É importante ter em mente que para dar um lance é preciso ter o dinheiro, algo que parece óbvio, mas que causa muita dor de cabeça para Receita Federal. No caso da melhor proposta não ter o valor integral, é necessário chamar o “segundo colocado”.

Nos editais são descritos os métodos de pagamento, sendo que comumente é exigido o valor integral no momento da retirada. Para produtos específicos, em casos muito especiais, a RF permite que o pagamento seja efetuado em parcelas, sendo que poucas são disponibilizadas.

Quer aprender mais acesse o Manual II

 

Check Also

leilão São Paulo SP

Leilão São Paulo SP: um leilão muito interessante para quem ama motos

Leilão São Paulo SP: Uma das coisas mais fascinantes sobre os leilões da Receita Federal …

64 comments

  1. Como fico sabendo….dos leilões

  2. John kennedy

    Qualquer pessoa pode participar

  3. Como eu sei se possuo certificado Digital ????

  4. Marcio Martins Dias

    como eu consigo o certificado digital?

  5. Ta tendo aki em Goiânia

  6. Antônio Rodrigues

    Quando será realizado o próximo leilão, aqui en (CURITIBA) PR??

  7. AVISAME PARA O PROXIMO LEILÃO

  8. Todos o leilões podem parcelar ou não.

  9. Douglas semprebom ferreira

    Como consigo saber as datas e cidades dos leilões.

  10. ja tentei de muitas maneiras como entrar e participar de leilões da receita mas não consegui. alguem pode me informar como faço pra me cadastrar e participar de um leilão?

  11. Marcelo annibal

    Quero saber se em ribeirão preto sp. Tem leilão da receita federal.

  12. fabiano freire da rocha

    quero participar

  13. fabiano freire da rocha

    e

  14. gustavo roratto

    quero me cadastrar

  15. Eu posso dar dois carros em troca de um

  16. Wagner Augusto godoi

    Posso compra moto e como eu faço pra participe do leilão queria me cadatrasta os peticipa

  17. Edgar santos Nunes

    Comprar uma estrada ou saveiro quadrada com motor ap

  18. eu tenho certificado digital mas li todo manual e nao encontrei o link para fazer cadastro. onde esta o link para fazer o cadastro login e senha.

  19. Lucas Pereira dos Santos

    Eu quero participar desse leilão como posso fazer

  20. Como Fasso para me cadastra

  21. Antonio Rodrigues

    Quero participa do leilão. Como faço?

  22. Previsão para o leilão em Brasília..

  23. renato quero saber se tem onibus rodoviario a ser leiloado

  24. quero saber se tem onibus rodoviario a ser leloado

  25. Como consigo o certificado digital?

  26. Como faço para me cadastrar e participar

  27. alex antunes paiva

    Gostaria de saber quando vai ter o leilão em vitoria da conquista Bahia

  28. RUDAH AMARAL

    Se eu fizer um lance, aparece para os outros? se alguem cobrir meu lance, posso ver e fazer novo lance?

  29. Paulo henrique lima

    com o posso me cadastrar para saber quando tera UM LEILAO DA RECEITA

  30. flavio luiz de carvalho alencar

    boa nao estou conseguindo me cadastra

  31. gostaria participar leiloes mais nao tenho certificado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe Agora!
Compartilhe Agora!