Home / RECEITA FEDERAL DO BRASIL

RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Receita Federal – Muitas pessoas passam grande parte da sua vida sem saber exatamente o que determinados órgãos públicos realmente fazem, pois acabam tendo contato extremamente limitado com eles.

Saiba mais Sobre a Receita Federal

A Receita Federal é um desses órgãos que muitos não compreendem totalmente, já que e sempre é lembrado em momentos desagradáveis, como o imposto de renda e as taxas necessárias para importar algo, além dos nossos leilões de produtos apreendidos pela falta de pagamento de taxas.

Vamos falar mais sobre a importância da Receita Federal neste FAQ, oferecendo as perguntas mais comuns a serem feitas a respeito deste órgão, tentando dissolver os mitos relacionados e outras questões que sempre despertam dúvidas.

O que é a receita Federal?

A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão independente do ministério da Fazenda que zela pela parte de impostos de alçada federal, domo o de comércio internacional, tributação direta da renda individual e de pessoa jurídica, além de regulador da entrada e saída de produtos do nosso mercado.

Tem como objetivos auxiliar o governo federal quanto ao recolhimento destes impostos, além de combater a pirataria, o contrabando, o descaminho e outras formas de entrada e saída ilegal de produtos do Brasil, como a biopirataria.

Quando a Receita Federal foi crida?

A receita federal existe desde 1968, quando coexistia com a Secretaria de receita previdenciária, que cuidava especificamente da previdência pública. Em 2007, houve uma amálgama destas duas secretarias, criando o que a imprensa da época chamou de “super receita”, que é o modelo aplicado até hoje.

Qual a maior vantagem social da existência da Receita Federal como ela é hoje?

A chamada “super receita” tornou o acesso às informações de impostos e o atendimento ao cliente muito mais fácil de rápido.

Devendo um pouco disto ao fato de que muitos dos serviços passaram a ser oferecidos por via digital em ambientes virtuais de atendimento (como o E-CAC e os programas de declaração do Imposto de renda).

Além disso, uma receita Federal mais ágil é capaz de combater a evasão de divisas, todas as formas ilegais e incorretas de entrada e saída de produtos, além de oferecer excelentes opções de negócios por meio de Leilões dos produtos apreendidos em suas operações.

Quais são os principais Impostos recolhidos pela Receita Federal?

Cide Combustíveis, COFINS, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuições previdenciárias, Imposto de Importação (II), Imposto sobre a Renda (IR), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Imposto sobre Produtos (IPI), Imposto Territorial Rural (ITR), PIS/PASEP, Simples Nacional.

Qual a importância do IR (imposto de renda) para a arrecadação?

Além de ser, ao menos em teoria, uma das formas mais justas de tributação, o Importo de renda é um dos poucos impostos que realmente deixa e atingir a fatia mais humilde de Brasileiros, já que apenas aqueles com rendimentos superiores à aproximadamente R$2100,00 passam ser tributados.

Apesar de muita discussão em cima da tabela do imposto de renda, este imposto e as contribuições previdenciárias acabam sendo as principais funções desta secretaria.

Entre vários serviços como Consulta da Situação do CNPJ (Cadastro nacional  da Pessoa Jurídica)ou CPF(Cadastro de Pessoa Física), Envio da declaração do IR(Imposto de Renda)  e Emissão da CND(Certidão negativa de Debito) podem ser efetuados na Receita Federal do Brasil pertence ao Ministério da Fazenda do Brasil.

Quais  funções da Receita Federal?

A Receita tem como uma das  principais funções a fiscalização do pagamento de Imposto de Renda, para isso oferece em seu site programas que facilitem aos usuários declararem seu imposto de renda de maneira simples.

Para utilização do programa da Receita federal, Você precisa do programa Java, para usar o java download offline nos programas da Receita federal, você precisa baixar o downlaod java em seu computador, a maioria dos programas da Receita, precisam do Download java para seu perfeito funcionamento.

Fique atento a atualizações download Java.

A Oracle não publica mais atualizações da Máquina Virtual Java (JVM) Versão 1.6 (Java SE 6) em seus sites de download público. Só use esta versão se for para casos específicos.

Além de oferecer vários programas para o cidadão, a Receita Fazenda ainda oferece curso gratuitos a distancia.

Cursos Gratuitos da Receita

Entre Vários Cursos Gratuitos disponibilizado na Receita Federal, alguns despertam muita a atenção como o Curso de CNPJ, PER/DECOMP, GFIP, DCTF, DACON mensal 1.0 e um dos principais o SIMPLES NACIONAL.

Então se você não tem como sair de casa, pode estudar tudo isso diretamente da sua casa pelo site da receita, não perca esta oportunidade de aprender mais sobre a Receita.

Quatro consultas Básicas na Receita

Durante o ano todo muitas pessoas procuram como fazer varias consultas na Receita, se você não sabe ou não consegue fazer as consultas básicas no site oficial.

Aprenda agora como fazer estas atividades aqui no blog.

“A Secretaria da Receita é um órgão subordinado ao Ministério da Fazenda, que tem como responsabilidade a administração dos tributos federais e o controle aduaneiro, além de atuar no combate à elisão e evasão fiscal (sonegação), contrabando, descaminho, pirataria e tráfico de drogas e animais.”

De acordo com a definição da wikipedia

 

Compartilhe Agora!
Compartilhe Agora!